PÁGINA DO PROFESSOR RAUL

Vamos conhecer porque ela existe e como funciona

 

Qualquer pessoa que ingresse em um curso universitário traz consigo, pelos mais diferentes motivos, a ânsia de colher conhecimentos, de enriquecer-se culturalmente, de crescer como pessoa humana. O conhecimento é, a um só tempo, instrumento de elevação pessoal e fonte de respeito. Independentemente de raça, convicção política, profissão, credo religioso, as pessoas que dominam conhecimentos são verdadeiramente respeitadas. Não há autoridade que se firme sem conhecimento maduro, estruturado. O respeito efêmero pode até resultar de outros fatores, como a condição econômica, social, o exercício do poder etc. Mas somente o respeito adquirido pelo conhecimento, pela ciência, é que perdura, chegando a ultrapassar a barreira da morte. Quantas pessoas não são respeitadas, até hoje, mesmo depois da morte, pelo que, em vida, demonstraram saber? O conhecimento tem a força de gerar “autoridade”, o que não se confunde com “poder”. 

Por outro lado, o conhecimento não é algo que se adquire pronto, como um produto de consumo. Ele nasce pelo interesse motivado, cresce através da dedicação e da disciplina, floresce pelo estudo sério e se sustenta pelo ingresso do educando no mundo que a ciência vai, paulatinamente, descortinando.

Engana-se, pois, quem acredita que o professor é que faz nascer o conhecimento. Ele é um motivador, um impulsionador de movimentos, e deve ter a consciência desse seu importante papel. Mas o mergulho no lago da ciência é pessoal, é personalíssimo. O conhecimento não entra pelos olhos ou pelos ouvidos. Brota no íntimo. Os sentidos são apenas os portais de estímulos que desabrocham a vontade de aprender. Para o aluno que se fecha a esses estímulos, o mais hábil dos professores não passará de um ator medíocre que recitou um texto vazio, um monólogo pobre e desinteressante. 

Foi pensando nisso que esta página foi criada, em julho de 2000. Ela não resultou da pretensão de fornecer conhecimentos em cápsulas, pela via virtual. Ela existe para o aluno verdadeiramente interessado em expandir e estruturar os seus conhecimentos. É um elemento de motivação, de apoio. Não traz fórmulas mágicas e nem garante promoções na estrutura do curso. Quando muito, diversifica os cenários e convida a caminhar um pouco mais. A palavra "didática", de origem grega, tem o sentido de "levar pela mão". A proposta do ensino nunca será a de "andar pelo aluno", mas a de "apoiá-lo para caminhar pelas próprias pernas".

Se você captou o sentido desta página, acho que pode compreender melhor como ela está estruturada. 

A "HOME" refere-se à página inicial. Nela aparecerão as chamadas do professor sobre as novidades constantes das demais seções. Você deve clicar na barra de rolagem à direita de seu monitor, para acompanhar todo o conteúdo desta capa da nossa página.

O material disponibilizado pelo professor está dividido em quatro grandes seções: ARTIGOS, DIDÁTICOS, DIVERSOS E LINKS.

ARTIGOS - esta seção concentra textos escritos por grandes juristas, operadores do direito, alunos da graduação ou pelo próprio professor. Para facilitar a utilização, os textos estão divididos por bimestres, de acordo com o surgimento de temas estudados ou propostos em aula.

DIDÁTICOS - traz esquemas, sinopses, fluxogramas, quadros explicativos, resenhas, ilustrações, exercícios, textos complementares, detalhamento dos itens da matéria lecionada no bimestre etc. É o que o professor denomina de "material de apoio do bimestre". Além disso, você também encontra o programa geral da disciplina e a bibliografia básica indicada pelo professor.

DIVERSOS - traz informações sobre concursos públicos da área jurídica, provas da OAB, provões do MEC, jurisprudência etc.

LINKS - apresenta uma lista de endereços na internet, onde o aluno pode encontrar muitas outras páginas interessantes para a pesquisa jurídica.

 

OUTRAS SEÇÕES

Além das quatro principais, a página também apresenta outras seções secundárias:

PROFESSOR - traz informações sobre o Prof. Raul, os seus textos, a sua experiência profissional etc. É importante saber um pouco sobre as pessoas com quem vamos conviver durante todo o ano. Além disso, a informação é uma referência para quem não conhece o trabalho do professor e nem é aluno dele.

GALERIA - é uma espécie de "podium" dos alunos que obtiveram as melhores notas durante o ano. Tem sido sempre motivo de orgulho figurar na galeria dos melhores alunos de direito constitucional, disciplina considerada como um grande marco no desenvolvimento do curso. Você pode consultar as listas dos melhores alunos dos anos anteriores (desde 2000) e, terminado o ano letivo, conferir se você também passou a integrar esta seleta galeria que, para orgulho do professor, tem sido referida em currículos e foi usada, diversas vezes, como critério adicional para a seleção de candidatos em concursos e entrevistas de estágios.

 

Por fim, importante destacar que a página foi elaborada e é atualizada pelo próprio professor, que também suporta, sem subsídios, os custos de hospedagem. É um serviço gratuito, prestado pelo professor ao aluno, o que não significa que ele seja mantido sem ônus. Mas, não se preocupe. Você não precisará pagar absolutamente nada para utilizar a página. Entretanto, deve perdoar eventuais erros ou dificuldades geradas no acesso que nem sempre é perfeito, eis que fruto muito mais da boa vontade do que da experiência técnica de quem produz o material. Por favor, comunique ao professor os bugs que encontrar pelo caminho e colabore com coisas interessantes para aumentar o nosso acervo digital.

BOM PROVEITO!
                                                                                                                                                                                                                                        

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